O controle de pragas na indústria e construção é bastante complicado de ser realizado. Isto porque o entra e sai de mercadorias e caixas é constante. Outro fator que dificulta o controle é a falta de manutenção nestes ambientes. São necessárias medidas preventivas, corretivas e monitoramento constante para que seja realizado um controle eficaz. 

Controle de pragas na indústria de construção 

Assim como as demais indústrias, a de construção deve manter um padrão de qualidade nos seus serviços. O maior problema neste tipo de indústria e o constante fluxo de mercadorias e caixas que podem estar contaminadas ou se contaminar nestes locais. Muitas vezes é durante o transporte que ocorre a contaminação. Os caminhões muitas vezes não tem o certificado de controle de pragas exigido por lei. 

Prevenção nas instalações

Medidas de prevenção visam evitar a proliferação das pragas através da eliminação das fontes de recursos como alimento e água e evitando acesso ao abrigo. Em instalações industriais deve-se: 

  • Manter maquinários sempre limpos e higienizados. 
  • Manter as copas, refeitórios ou cozinhas limpos e livres qualquer tipo de lixo principalmente à noite. 
  • Armazenar os resíduos e sacos plásticos bem vedados. 
  • Manter a lixeiras limpas e higienizadas, de forma que não acume resíduos principalmente chorume que são atrativos para pragas. 
  • Tampar os ralos e caixas de esgoto  e manter os bueiros limpos.  
  • Drenar os terrenos e evitar que qualquer tipo de recipiente contenha água parada. 
  • Fazer inspeções constantes

Monitoramento contínuo nas instalações

Fazer inspeções constates e manter o monitoramento contínuo faz parte do controle de pragas. 

A Sanitas e o controle de pragas na Indústria e construção

A Sanitas utiliza com método o Controle integrado de pragas urbanas (CIP). Neste manejo utiliza-se o mínimo possível de produtos químicos visando sempre a saúde de funcionários da indústria e o menor impacto ambiental. A identificação da praga, a localização do ninho, o controle de forma preventiva, monitoramento constante e último caso a utilização de medidas corretivas são alguns procedimentos do CIP. A Sanitas só trabalha com produtos domissanitários certificados pela ANVISA que agridem o mínimo possível ao meio ambiente e preservam à saúde dos funcionários da empresa.