- Navegação principal
- Início
- Sanitas
- Áreas
- Serviços
- Pragas
- Blog
Condições de higiene são indispensáveis em qualquer lugar, ainda mais em estabelecimentos que estocam nossos alimentos não é mesmo? Quando compramos um alimento esperamos que ele esteja em condições adequadas para o consumo. Só que nem sempre funciona assim. Em muitos depósitos e supermercados vemos que as condições de higiene tanto na manipulação quanto no estoque de alimentos deixa muito a desejar. Principalmente os supermercados são multados com frequência por não respeitarem as condições mínimas de higienização de equipamentos, estocagem e manipulação dos alimentos fazendo com que estes alimentos fiquem contaminados prejudicando assim a saúde da população caso venha consumir este alimento. A ANVISA é o órgão responsável por esta fiscalização e aplicação de multas. É necessário que a população brasileira se conscientize e passe a comprar em estabelecimentos que não ofereça riscos à sua saúde.
Depósitos e supermercados são lugares importantes para a população no que se refere ao fornecimento de alimentos. Os alimentos fornecidos pelos supermercados devem atender as exigências mínimas de segurança alimentar devendo estes alimentos estarem livres de qualquer substancias que possam ser agentes de doenças ou prejudiciais à saúde do homem (Strasburg & Pilger 2007).
A vigilância sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela fiscalização das condições de higiene sanitária destes locais. Verificam se o controle de pragas urbanas nestes locais está sendo realizado de forma efetiva. Em caso do não cumprimento de condições mínimas deve haver a aplicação de multa, com o intuito de se evitar a contaminação dos alimentos.
O manejo integrado de pragas (MIP) é método mais indicado no controle aos insetos, roedores e outros animais nocivos à saúde humana. A etapa de monitoramento é a mais importante. Deve ser constante e estar associada à condições de limpeza e higienização adequadas. Em muitos casos, só depois da aplicação de multas que o estabelecimento comercial criará condições mínimas de higiene, tanto na estocagem quanto na manipulação destes alimentos.
O que mercados podem fazer para manter as pragas bem longe de seus estabelecimentos.
Higienização das instalações deve ser a prioridade destes empreendimentos. Tanto dentro quanto do lado de fora dos mercados devem manter boas condições de limpeza. Manter uma boa equipe de limpeza dentro dos mercados garante a qualidade sanitária do ambiente.
Outro ponto é manter os resíduos do estabelecimento dentro de sacos bem fechados, dentro de lixeiras com tampas. As lixeiras devem ser periodicamente lavadas para evitar o acúmulo de chorume que atrai pragas urbanas.
Condições sanitárias adequadas devem estar presentes na fase processamento, armazenamento e transporte de alimentos.
A manutenção das estruturas físicas do supermercado ou depósito é muito importante no controle de pragas. Muitos insetos tais como baratas utilizam pequenas frestas em pisos, rachaduras em paredes para fazer ninhos.
Manter caixas de papelão fora do chão, em as pratilheiras por exemplo, auxilia na limpeza do ambiente e diminui os possíveis esconderijos para as baratas.
Nestes empreendimentos o controle de pragas deve ser realizado por uma empresa especializada e com as certificações necessárias para esta função.
Monitoramento constante com a auxílio dos funcionários que devem entrar em contato imediatamente com a empresa ao menor indicio da praga.
Boas práticas de higiene devem ser um diferencial na escolha do estabelecimento pela população. É necessário que estes locais busquem soluções preventivas, priorizando sempre o bem estar e saúde dos seus clientes.
O consumidor deve ser bom observador, olhar se o ambiente está limpo já é um bom começo. A estrutura física também auxilia o consumidor na escolha do mercado que irá comprar. Se o mercado apresentar muitas rachaduras nas paredes e pisos isso pode ser um indicio de que pragas podem estar por perto. Muitos insetos utilizam fissuras para se esconder e se reproduzir.
Outro ponto importante mas de difícil acesso para a população é saber se o estabelecimento está com as suas licenças em dia. Se for um estabelecimento que já fui multado recentemente ou até mesmo fechado abra o olho.