Baratas comércios

Barata-francesinha e barata-voadora: espécies mais comuns

Existem muitas espécies que podem estar presentes em comércios. Na maioria das cidades brasileiras há o predomínio das espécies Blatella germanica (Baratas-alemã ou francesinha) e Periplaneta americana (Barata- americana, de esgoto ou voadora), devido as suas altas capacidades de reprodução, adaptação e temperaturas (30-33°C) ideais para reprodução.  

Os comércios que atraem mais baratas

Como a circulação de mercadorias em comércio é muito grande, o fluxo de caixas de papelão contendo os produtos também é. Estas caixas muitas vezes acabam sendo contaminadas no local de origem de fabricação do produto ou durante o transporte de mercadorias. As caixas podem carregar tanto ootecas (conjunto de ovos das baratas), ninfas ou até mesmo indivíduos adultos que conseguem se esconder. 

Baratas podem ser transportadas em caminhão
Baratas podem ser transportadas em caminhão. 

Dependendo do tipo de comércio existe maior possibilidade de atrair essas pragas. Os bares e restaurantes assim como supermercados e depósitos de alimentos. Quanto maior a manipulação dos alimentos maiores as chances de atrair as baratas, principalmente no preparo de alimentos fritos que exalam mais cheiros. 

 

baratas em caixas de papelão

Outros comércios que podem atrair baratas são hotéis, hostels e pousadas. Estes estão sujeitos a um grande volume de malas chegando e saindo todo o tempo. As malas e bolsas de viagens são potenciais transportadores de baratas, assim como de seus ovos e suas formas juvenis. 

 

Medidas preventivas em comércios 

  • Exigir da empresa trasportadora de produtos o certificado de desinsetização contra baratas.
  • Manter suas lojas, galpões e comércios em geral limpos.
  • Suspender a caixas de papelão que vem com os produtos deixando o chão e paredes livre. O ideal é que as caixas sejam acomodadas em estantes de ferro ou aço. 
  • O monitoramento deve ser uma prática rotineira em todos os locais para que não ocorra uma infestação.
  • Fazer desinsetização contra baratas preventiva, pelo menos de três em três meses, que é o tempo de durabilidade  do produto usado na desinfestação. 
  • No caso de comércios com grande fluxo de caixas e potencialmente sujeitos a infestação é recomendado que se faça um contrato como a Sanitas, afim de se realizar um monitoramento mensal.  

Para saber mais sobre o dedetização contra barata acesse o link: https://www.sanitas.com.br/servicos/dedetizacao