Qual é a espécie de baratas mais comum em residências?

Blatella germanica é a espécie mais comum no interior de residências. Essas baratas pequeninas (15 a 20 mm) são conhecidas como "francesinhas" ou "alemãzinhas". Essas baratas são pequeninas, se escondendo em frestas de armários, dentro e fundo de gavetas e qualquer tipo de aberturas seja em rodapés, portas, principalmente em cozinhas.  

Cozinha suja proliferação de baratas.


Estas baratinhas são as mais importes entre as espécies de baratas consideradas pragas urbanas pelo alto potencial reprodutivo (se proliferam rapidamente), são resistente a determinados inseticidas, mantém cuidado parental, isto quer dizer que a fêmea carrega a ooteca durate quase todo o período de incubação, depositando em local favorável para o desenvolvimento da ninfa e tamanho diminuto, que favorece a espécie a se abrigar em locais onde os inseticidas não conseguem alcançar.

E nos ambientes externos das residências como áreas comuns dos condomínios? 

Periplaneta americana, conhecida como barata de esgoto é outra espécies comum em residências. Só que estas ocorrem comumente em ambientes externos enquanto a Blatella germanica ocorre no interior das residências. 

Isso não quer dizer que Periplaneta americana não ocorra dentro de casa. Pode ter uma ou outra entrando voando pela janela ou pelas frestas de portas, ralos e outros, principalmente em casas.  


Medidas preventivas em residências

  • Manter sua residência sempre limpa, em especial a cozinha e banheiros. 
  • Recolher todo o lixo da casa e depositar em um latão de lixo do lado de fora de casa com tampa. 
  • Jogar o lixo fora somente nos dias que o lixeiro vier recolher o lixo. Isso evita que pessoas e animais revirem o seu lixo e deixem sua calçada suja. 
  • Procure vedar qualquer tipo de frestas em portas janelas, pisos, boxes e armários de banheiro e cozinhas. 
  • Evite que deixar a comida e água do seu animal de estimação no chão da cozinha ou área de serviço. Este pode ser um fonte de suprimento de recursos para baratas. 
  • Feche os ralos dos banheiros, cozinhas área de serviço. 
  • Mantenha as caixas de gordura bem vedadas.
  • Verifique as sacolas de mercado e caixas de papelão que vem da rua. Nestas podem estar presentes ootecas e ninfas de baratas. 
  • Descarte caixas de papelão e outros materiais, como pilhas de jornais e revistas, etc.

Essas medidas ajudam bastante para evitar infestações. O surgimento de uma barata já é indicio de que existem fonte de alimento ou abrigo por perto. Fique de olho vivo. Baratas francesinhas (Blatella germanica) tem o potencial reprodutivo maior do que da Periplaneta americana, também tem a capacidade de se esconder melhor já que são menores e mais ágeis. 

 

Para saber um pouco mais sobre o controle de baratas acesse nossa página no link https://www.sanitas.com.br/servicos/dedetizacao