Todo mundo gosta de viajar não é mesmo? Quando viajamos temos que nos hospedar em algum lugar. É nessa hora que procuramos um lugar que seja limpo, confortável e transmita tranquilidade para nós, os hospedes. 

O controle de pragas para a Gestão de um hotel deve ser um fator primordial, pois não há nada pior do que manchar sua reputação por causa  de um inseto que não deveria estar ali. Para um hospede não há nada mais desagradável do que estar de férias e encontrar um inseto repugnante na sua frente. 

Infestações são perigosas pois além dos danos à saúde, as pragas podem comprometer a estrutura física dos hotéis, como em fios, conduítes, destruição de móveis e  estruturas de madeiras, como escadas, corrimãos entre outros, oferecendo grandes perigos aos hospedes. 

O período com maior incidência de pragas em hotéis é no períodos de férias, quando as pessoas estão viajando. Estas pragas acabam chegando na mala dos hospedes e se proliferando nos hotéis. 

Serviços de hotelarias: locais onde há maior probabilidade de infestações

O aparecimento de pragas está associado à prejuízos à imagem do hotel assim como de ordem financeira e 

ao risco de doenças. 

Quartos  

Percevejo-de-cama: são um dos maiores problemas de pragas em hotéis.  É claro que quanto o maior o número de camas, maior a chance de encontrar estes insetos. São causadores de uma série de doenças principalmente feridas na pele.


Restaurantes, cozinhas e áreas de alimentação 

Baratas: estes insetos estão comumente associados principalmente à lugares onde se preparam e servem os alimentos. As baratas, sejam elas francesinhas ou baratas-voadoras, são atraídas pelo cheiro dos alimentos. Podem chegar aos hotéis através de caixas de alimentos que vem de depósitos e armazéns na forma de ootecas, ninfas ou baratas adultas. Também podem aparecer com frequencia nos quartos e áreas comuns do setor hoteleiro. Vem na bagagem, assim como podem ser levadas para a casa dos hospedes nas malas. 

Roedores: assim como as baratas vem atraídos pelo cheiro dos alimentos. Se instalam formando grandes colônias e causando pânico entre os hospedes. São causadores de doenças como leptospirose (através da urina) e outras doenças como tifo, raiva, sarnas, salmonelose, etc. Causam danos estruturais como roer fios, conduítes, entre outros que geram prejuízos ordem econômica aos hotéis. 

Áreas comuns

Cupins: estes são uma das pragas de mais difícil controle controle, entre outros fatores porque é necessário encontrar o ninho que muitas vezes não é visível pois é por dentro da madeira ou no subsolo. Cupins são responsáveis por danos estruturais em madeiramentos, como escadas, corrimãos, assoalhos de tábua corrida, entre outros. Além de causarem danos nas áreas comuns dos hotéis, podem causar prejuízos nos quartos. 


A Sanitas e a prestação de serviços no setor hoteleiro

O objetivo é da Sanitas é avaliar e minimizar os potenciais riscos de ocorrência de pragas, impedindo que seu hotel se torne vulnerável diante destas ameaças. 

Oferecemos um serviço especializado para atender as especificidades de cada cliente, seja ele, hotel, motel, pousada ou hostel. Temos um plano de ação determinado para cada ramo de atividade hoteleira, que visa o controle de pragas urbanas. Cada praga tem um tratamento específico, que utiliza técnicas e produtos diferenciados.  Nossos técnicos estão orientados a fornecer informações valiosas sobre ações corretivas e preventivas.

Para isso agimos em conjunto com seus funcionários de forma que eles possam sinalizar para a nossa empresa  ao menor sinal das pragas. Desta forma conseguimos rapidamente promover ações corretivas, como a utilização de produtos químicos e armadilhas mecênicas que visam eliminar aqueles indivíduos que estejam causando problemas em seu estabelecimento hoteleiro.

É muito importante a elaboração e execução de ações preventivas que evitam custos desnecessários, pois evitam as infestações. 

Ações preventivas

  • A higienização e limpeza de todas as partes do hotel são indispensáveis para manter as pragas urbanas por longe. Principalmente na cozinha, que atraem muitos insetos como baratas e formigas, assim como roedores. 
  • Além da limpeza é importante também cuidados com o armazenamento dos alimentos. Vedar bem os alimentos e guardá-los longe do chão são algumas ações simples que podem trazer resultados bastante positivos. 
  • Cuidados com o armazenamento e disposição dos resíduos sólidos devem ser tomados. O acondicionamento do lixo deve ser realizado em sacos bem vedados e em latões até o momento do descarte final.
  • Fazer a desinsetização, desratização e descupinização preventivas.
  • Realizar com frequencia e periodicidade o monitoramento das instalações. 

Essas medidas evitam o aparecimento de pragas nocivas aos hóspedes e funcionários do hotel. E caso alguma apareça essas medidas evitam a infestação.