- Navegação principal
- Início
- Sanitas
- Áreas
- Serviços
- Pragas
- Blog
Insetos rasteiros foram considerados aqueles que não apresentam asas (não voam) ou somente apresentam asas em alguma fase da vida. Os insetos rasteiros são aranhas, baratas, caramujos, carrapatos, corrodêncios, cupins, escorpiões, formigas, lacraias, percevejos-de-cama e pulgas.
São aracnídeos, embora muitas pessoas possam considera-las insetos erroneamente. Aranhas causam muito medo nas pessoas mas a maioria delas não é venenosa. Embora a maioria não seja venenosa, as aranhas podem picar causando dores muito intensas. Então todo cuidado é pouco. Espécies consideradas pragas urbanas se proliferam nas cidades devido aos problemas causados por nós mesmos, os seres humanos.
Existem muitas espécies de baratas, porém somente 4 são consideradas pragas no Brasil. Não apresentam asas durante as fases iniciais de sua vida (ninfas) e todas desenvolvem asas na fase adulta. Porém apenas Periplaneta americana tem a capacidade de planar (voar), por isso é conhecida como barata-voadora. Causam vários problemas de saúde para o homem pois carregam no seu corpo, asas e principalmente patas grande quantidade de organismos patogênicos (causadores de doenças).
Estes animais possuem corpo mole e concha dura que servem de proteção para eles. Estes animais não tem nenhuma estrutura como pernas ou patas que sirvam de locomoção,então rastejam literalmente. Existem várias espécies de caramujo na natureza, somente alguns destes são considerados vetores urbanos. Essas poucas espécies são causadoras de doenças, como por exemplo a esquistossomose. Estão associados à lagoas e corpos de água parada ou podem ser completamente terrestres na fase adulta.
Eles não representam perigo algum à saúde humana. Estão associados a umidade. Se alimentam de bolor um fungo causador de muitos problemas de saúde que deve ser controlado.
Cupins são insetos sociais que se organizam em colônia de forma ordenada, tendo cada casta uma função. Cupins não causam problemas de saúde aos seres humanos, no entanto causam muitos prejuízos de ordem econômica em estruturas de edificações, em móveis ou ainda em árvores podendo estas caírem sobre moradias e carros. Estes são considerados insetos rastejantes, mas contudo podem desenvolver asas durante a fase reprodutiva da vida, se tornando insetos alados. Estes são conhecidos popularmente como aleluias e costumam invadir nossas casas ao anoitecer, atraídos pela luz artificial.
Outro grupo de animais comumente confundidos com insetos. As aranhas e escorpiões são da Classe Aracnida outra classe de artrópodes. São bastante perigosos por seu veneno que pode matar a vítima ou deixar sérias sequelas.
Formigas também são insetos sociais e formam castas com funções bem definidas. Mas existe formiga com asa? As formigas voadoras são formigas com asas (aladas) que tem como função se reproduzir. Depois do ato sexual morem.
Insetos rastejantes que apresentam vários pares de patas. Não oferecem risco à saúde humana, ou seja, não causam doenças e nem levam o indivíduo à óbito. Contudo picam a vítima de uma forma bastante dolorosa.
Estes insetos são hematófagos em todas as fases de sua vida, o seja, se alimentam de sangue de animais vertebrados. Das 91 espécies existentes no mundo, existem três espécies que se alimentam de sangue humano. Poucas pessoas são a devida atenção às infestações causadas por este inseto, porque estas pragas não são transmissoras de doenças infecciosas. Porém a picada do inseto pode causar reações alérgicas em todo o corpo. Além disso como estes
Causam sérios prejuízos para os empresários do ramos de hotelaria.
Estão associadas ao pelo de animais domésticos, mais comumente cachorros e gatos. As pulgas não tem asas. Mas elas podem saltar de um animal para outro se proliferando com muita rapidez. Podem causar doenças nos seres humanos por se alimentar de sangue. Também pode trasportar as bactérias, fungos e vermes em duas patas e corpo.