- Navegação principal
- Início
- Sanitas
- Áreas
- Serviços
- Pragas
- Blog
Moscas adultas alimentam-se muitas vezes em locais contaminados e por este motivo acabam transportando em suas patas e pelos diversos micróbios e germes, como vírus, bactérias, protozoários, nematelmintos ou platelmintos (vermes). Quando passam e posam em diversos lugares, contaminam tanto objetos de cozinha quanto alimentos.
No Brasil, são espécies de importância para saúde pública a mosca comum ou mosca doméstica (Musca domestica) e a varejeira (Chrysomya megacephala). Ao depositar os ovos, suas larvas eclodem, alimentam da ferida não tratada e exposta, causando a chamada “bicheira”, tanto em humanos quanto em outros animais.
Em espécies hematófogas, os seja, que se alimentam de sangue, estão as larvas se desenvolvem em tecidos animais. A mosca Dermatobia hominis, popularmente conhecida, no Brasil, como mosca-berneira, infecta diversas espécies de animais, principalmente bovinos, fazendo postura. Há também muitos relatos de postura em homens e cães. O berne é causado por uma infecção do estágio larval desta mosca. No caso desta mosca, o adulto não se alimenta.
Muito problemas ambientais causam a proliferação excessiva das moscas gerando distúrbios ambientais, podemos citar como exemplo a ineficácia no gerenciamento (coleta, transporte e disposição final) dos resíduos sólidos, ou seja, de lixo urbano e o processo acelerado de favelização que gera problemas de falta de saneamento básico para as populações mais carentes, entre outros problemas de saúde pública.
As moscas têm hábito diurno e procuram locais onde existam matéria orgânica em decomposição, como o lixo, fezes e restos de animais mortos. São atraídas principalmente pelo cheiro putrefato, onde depositam os seus ovos (centenas), que eclodem dando origem as larvas que se alimentarão nestes lugares.
Recomenda-se que o controle deva ser realizado com a finalidade de eliminar dos focos de criação, sendo medidas recomendadas:
Moscas desempenham papel ecológico de grande relevância atuando como decompositoras na cadeia alimentar, além de controlares de populações de outros insetos, alimentado-se de suas larvas. Algumas espécies de moscas também realizam a importante função de polinizadoras, como as espécies de Palpada sp., Eristalinus taeniops, Bactrocera sp.
Para saber mais sobre outros insetos alados considerados pragas urbanas acesse o link: https://www.sanitas.com.br/pragas/insetos-alados