Porque moscas fazem mal à nossa saúde?

Moscas adultas alimentam-se muitas vezes em locais contaminados e por este motivo acabam transportando em suas patas e pelos diversos micróbios e germes, como vírus, bactérias, protozoários, nematelmintos ou platelmintos (vermes). Quando passam e posam em diversos lugares, contaminam tanto objetos de cozinha quanto alimentos.  

No Brasil, são espécies de importância para saúde pública a mosca comum ou mosca doméstica (Musca domestica) e a varejeira (Chrysomya megacephala).  Ao depositar os ovos, suas larvas eclodem, alimentam da ferida não tratada e exposta, causando a chamada “bicheira”, tanto em humanos quanto em outros animais.

Moscas domésticas e varejeira.
Moscas: Musca domestica (mosca doméstica) à esquerda e Chrysomya megacephala (varejeira) à direita. 

 

Dermatobia hominis e o desenvolvimento do berne

Em espécies hematófogas, os seja, que se alimentam de sangue, estão as larvas se desenvolvem em tecidos animais.  A mosca Dermatobia hominis, popularmente conhecida, no Brasil, como mosca-berneira, infecta diversas espécies de animais, principalmente bovinos, fazendo postura. Há também muitos relatos de postura em homens e cães. O berne é causado por uma infecção do estágio larval desta mosca. No caso desta mosca, o adulto não se alimenta.

 

Mosca-do-berne.
Mosca-do-berne (Dermatobia hominis).

 

Problemas ambientais geram infestação por moscas

Muito problemas ambientais causam a proliferação excessiva das moscas gerando distúrbios ambientais, podemos citar como exemplo a ineficácia no gerenciamento (coleta, transporte e disposição final) dos resíduos sólidos, ou seja, de lixo urbano e o processo acelerado de favelização que gera problemas de falta de saneamento básico para as populações mais carentes, entre outros problemas de saúde pública. 

 

Moscas são atraídas por matéria orgânica em decomposição

As moscas têm hábito diurno e procuram locais onde existam matéria orgânica em decomposição, como o lixo, fezes e restos de animais mortos. São atraídas principalmente pelo cheiro putrefato, onde depositam os seus ovos (centenas), que eclodem dando origem as larvas que se alimentarão nestes lugares.

Medidas preventivas no controle de moscas

Recomenda-se que o controle deva ser realizado com a finalidade de eliminar dos focos de criação, sendo medidas recomendadas:

  • Destinar adequadamente o lixo e dejetos humanos.
  • Instalar telas nas janelas de forma a impedir a que a mosca tenha contato com os alimentos e utensílios, evitando contaminação dos mesmos.
  • Manter os alimentos tampados e utilizar armadilhas.
  • Cuidado ao utilizar inseticidas residuais pois eles podem causar intoxicação humana.
  • No caso de uma grande infestação uma empresa especializada deve ser contratada.

 

Não só de lixo vivem as moscas: As Moscas e a polinização

Moscas desempenham papel ecológico de grande relevância atuando como decompositoras na cadeia alimentar, além de controlares de populações de outros insetos, alimentado-se de suas larvas. Algumas espécies de moscas também realizam a importante função de polinizadoras, como as espécies dPalpada sp., Eristalinus taeniops, Bactrocera sp.

 

Moscas polinizadoras: uma sobre flores brancas, ao lado outra sobre flor amarela.
Moscas polinizadoras: Eristalinus taeniops sobre flores brancas. Palpada sp. sobre flor amarela. 

 

Para saber mais sobre outros insetos alados considerados pragas urbanas acesse o link: https://www.sanitas.com.br/pragas/insetos-alados