Baratas mais comuns encontradas em condomínios 

A barata americana ou barata voadora (Periplaneta americana) é a espécie mais amplamente encontrada em áreas externas e áreas comuns de condomínios. Essas baratas habitam lugares úmidos e escuros, também conhecidos como peridomicílios, ou seja, ao redor dos prédios e casas, em locais como esgotos, bueiros, caixas de gordura, forros úmidos, porões, sótãos, rachaduras em paredes, junto ao lixo, dentro das lixeiras com chorume, ralos, em calçamentos com fissuras. Invadem o interior das residências, através de janelas, frestas de portas ou ralos. É a espécie que causa maior pânico por entrarem muitas vezes nas casas voando.

O controle químico desta espécie de barata pode ser realizado através da aplicação de produtos domissanitários líquidos ou em pó por pulverização das superfícies. Esses produtos possuem alta eficácia no combate às baratas afetando o mínimo possível  o meio ambiente e não causando prejuízos à saúde dos condôminos.

Apesar do controle químico ser indicado em casos de infestações, a melhor forma de manejo dessas populações é realizada por medidas preventivas. 

Baratas de esgoto, ninfas e adultos.

Medidas preventivas em condomínios

  • Manter áreas comuns sempre limpas.
  • Descartar quaisquer tipo de materiais,como pilhas de jornais, revistas e caixas de papelão vazias assim com entulhos e sobras de obras. 
  • Eliminar frestas e buracos em pisos e paredes dos corredores e áreas comuns do condomínio. 
  • Manter os compartimentos de lixo como latões bem vedados, assim como amarrar bem os sacos de lixo antes de fazer o descarte. 
  • Fazer a retirada de lixo das lixeiras com frequência. Higienizando sempre a lixeira, evitando o acúmulo de chorume. 
  • Instale ralos com tampas protetoras de forma a evitar que as baratas venham da tubulação da rua para dentro do seu condomínio. 
  • Desinsetizar contra baratas ao mesmo tempo o condomínio e as residências dos moradores. Isso é uma boa estratégia já que as baratas tendem a se esconder em lugares onde não foram utilizados produtos químico. Desta forma as baratas não tem para onde correr! 
  • Fazer desinsetização preventiva periodicamente. 

Com estas medidas casos de infestação de baratas dificilmente ocorrerão no seu condomínio. A ocorrência de baratas de forma isolada podem perfeitamente ocorrer caso o ambiente externo ao seu condomínio não esteja sendo tratado. Medidas devem ser tomadas ao se visualizar a primeira barata evitando que ela se instale no seu condomínio e comece a se reproduzir. Uma barata é capaz de carregar de 160 a 2000 ovos em ootecas que eclodem gerando novos indivíduos, começando uma nova infestação. 

 

Para saber mais sobre dedetização/desinsetização de baratas acesse o link: https://www.sanitas.com.br/servicos/dedetizacao