- Navegação principal
- Início
- Sanitas
- Áreas
- Serviços
- Pragas
- Blog
Lacraias são insetos da Ordem dos Quilópodes, também conhecidas como "centopéias". Possuem o corpo alongado e achatado dorso-ventralmente, dividido entre cabeça e tronco, com um par de patas por segmento. Geralmente medem 5 cm de comprimento, mas dependendo da espécie pode chegar a 25 cm. São animais peçonhentos ou seja, são venenosos.
Apesar de parecidos os gongolos e lacraias são diferentes. Ambos possuem o corpo alongado e muitas patas. Mas os gongolos pertencem à outra ordem "Diplopodes". Estes têm dois pares de patas por segmentos (diferente das lacraias que somente tem um par) e se enrolam quando se sentem ameaçados. Não são venenosos, sendo por tanto inofensivos.
As lacraias são animais carnívoros que consomem outros insetos e suas larvas, desta forma atuam no controle populacional destes organismos. Muito agressivas são capazes de matar ratos, anfíbios e cobras com o seu veneno, sendo, portanto animais peçonhentos.
Tem preferência por ambientes úmidos e sombreados como tronco de árvores podres ou em decomposição, embaixo de pedras, etc. Em zonas urbanas o animal se esconde em boxes de banheiros, sob entulhos ou tijolos e em jardins em vasos, xaxins e hortas. Por tanto evite mexer em lugares possível de ataque como em locais com entulho, jardins e locais onde se acumulam lixo sem a devida proteção.
Nos seres humanos provocam acidentes doloridos e a gravidade do acidente varia de acordo com a sensibilidade do veneno por parte da vítima e também da quantidade de picadas, contudo não são capazes de levar um ser humano à morte.
Em casos de acidentes procure o médico o mais rápido possível levando o animal ou a foto deste para um diagnóstico mais eficiente e consequentemente o tratamento mais adequado. É importante que se faça a higienização do local afetado com água e sabão neutro não sendo recomendada a utilização de fórmulas ou remédios caseiros.
Apesar das lacraias não serem venenosas ninguém quer ser picado por uma lacraia. É muito dolorido e pode causar até febre dependendo da espécie que picar. Alguns cuidados devem ser tomados para mantermos estes animais longe de nossas casas. Todos os cuidados abaixo estão relacionados à criarmos condições favoráveis ao abrigo para elas.
Limpe os ralos sempre que possível e quando não tiver usando procure mante-los fechados.
Mantenha fechada a caixas de gordura e de esgotos fazendo a limpeza periódica.
Não use seu quintal ou jardim como depósito de materiais.
Mantenha seu quintal, garagem, calçadas e assim como muros limpos e livres de umidade assim como com a manutenção em dia evitando que frestas e buracos.
Para saber mais sobre outras pragas urbanas peçonhentas como aranhas acesse: https://www.sanitas.com.br/pragas/insetos-rasteiros/aranhas
Referencias consultadas
Secretaria de meio ambiente de São Paulo. 2013. Cadernos de educação ambiental, Fauna urbana, vol. 1. Disponível em: http://arquivo.ambiente.sp.gov.br/cea/2014/11/17-fauna-urbana-vol-11.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.
Site do Instituto Vital Brasil. Lacraias. Disponível em: http://www.vitalbrazil.rj.gov.br/lacraias.html. Acesso em: 28 jun. 2019.