Mus musculus é conhecido popularmente como camundongo ou rato-doméstico. Camundongos vivem tanto solitários como em grandes colônias. A seguir iremos apresentar algumas características tanto físicas quanto de comportamento que podem auxiliar a identificação desta espécie. Apresentamos também curiosidades e importância para a área medica, com a utilização desta espécie como cobaia. Tratamentos e medidas corretivas e preventivas são apresentadas em roedores. 

Camundongos, pelagem amarronzada no dorso e esbranquiçada no ventre.
Mus musculus: camundongo.

Mus musculus e a associação com outras espécies

Em condições de alimento e água abundantes camundongos podem viver associado com Rattus rattus (rato preto).

Contudo camundongos nunca vivem no mesmo ambiente que as ratazanas (Rattus norvegicus), isto por que,  "morrem de medo" destes grandes roedores pois podem servir de presas para estas.

Quais são as Características de Mus musculus (camundongos)

É a menor espécies de roedores urbanos, chegando no máximo a 8 cm de comprimento. Apresenta o corpo fusiforme. A cauda não tem pelos é longa podendo ser maior que o corpo. As patas possuem tem cinco dedos sem membranas entre os dedos (interdigitais). As orelhas são grandes e arredondadas. A coloração original da pelagem é marrom escura no dorso e o ventre é cinza-acastanhada, sendo a pelagem macia. 

Comportamento dos camundongos

Camundongos são muito curiosos possuem hábito exploratório. São escaladores hábeis e também cavam tocas. Tem o olfato altamente desenvolvido e visão é baixa, não distinguindo cores. Preferem o interior das residências (ambiente intradomiciliar) gostando de ficar dentro de móveis, despensas e armários. São onívoros se alimentando preferencialmente de grãos e sementes. 

Uso de cobaias em Pesquisas Científicas

Características como seu tamanho reduzido, sua alta capacidade de reprodução com curto período de gestação e fácil domesticação, fazem deste mamífero o animal mais utilizado em experimentos no mundo. Desta forma foram desenvolvidos variedades albinas que servem como cobaias.

 

Camundongos brancos utilizados como cobaias. Fêmea e filhotes.
Camundongos (Mus musculus) albinos utilizados como cobaias. 

 

Curiosidade

O personagem Mickey Mouse da Disney, foi baseado na espécie Mus musculos (Camundongo). Ele é o menor personagem da turma, é preto e possui grandes orelhas arredondadas. Por conta disso os camundongos são reconhecido pelas crianças do mundo todo. 

Saiba mais sobre como controlar roedores em: https://www.sanitas.com.br/noticias/dedetizacao/controlar-roedores 

Sites consultados

Agência Embrapa de Informação Tecnológica. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/cartilha_ratos_000g0trhb5c02wx5ok026zxpgx1v3cop.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.

Santos, B. F. 2002. Criação e manejo de camundongos. Disponível em: http://books.scielo.org/id/sfwtj/pdf/andrade-9788575413869-16.pdf. Acesso em: 15 mar.2019.