09 Apr

Porque é importante fazer o Controle de Pragas Urbanas em tempos de pandemia

O risco de você se contaminar com o novo corona vírus através de Pragas Urbanas existe. Pense bem... o risco de contaminação através de um sapato que vem da rua existe, não é mesmo? Da mesma forma baratas, formigas e ratos contaminados podem vir da rua e trazer para dentro da sua casa e/ou escritório os vírus. É sabido por todos, que estas pragas urbanas são vetores de uma enorme quantidade de doenças. Em época de pandemia todo o cuidado é pouco, não acha?

Como se contaminar como o novo corona vírus (COVID-19)

A contaminação ocorre através de gotículas de saliva, quando uma pessoa tosse, espirra ou fala muito próximo. Outra forma de transmissão é através de objetos e superfícies contaminados. Para haver contaminação a pessoa deve levar à mão ao rosto, levando desta forma o vírus a entrar em contato com as mucosas nasais, orais ou oculares. 

Por isso devemos evitar aglomerações e manter uma distância mínima de 1 m de outras pessoas, evitando o contato com as gotículas de saliva e secreções. É importante evitar também contato como superfícies como corrimão, ferros em transportes públicos (ônibus, trens, metrôs) até mesmo maçanetas, mesas, cadeiras, pisos e outros objetos que podem estar contaminados mesmo dentro de nossas casas. Daí a importância de fazer a higienização correta das mãos e evitar o contato principalmente com o rosto, onde estão o nariz, boca e olhos, principais entradas do vírus. 

Transporte do corona vírus por calçados e o transporte por pragas urbanas

Da mesma forma que existe o risco de contágio através do solado do sapato vindo da rua, existe o risco de contaminação através das pragas urbanas. Quando você vai à rua e o solado do seu calçado tem contato com o chão da rua, ele se contamina por escarros, cuspes e gotículas de saliva que se depositaram ali. Você nem percebeu, mas vírus, bactérias e fungos estão lá. Ao entrar em casa você carrega todos os micro-organismos para o piso da sua casa contaminando-a. Da mesma forma baratas, formigas e ratos são transportadores destes invisíveis seres causadores de doenças. Existem muitas doenças que podem ser transmitidas por insetos e roedores. O COVID-19 pode ser mais uma delas. 

No caso do sapato vindo da rua, uma das formas de você evitar a contaminação é colocando um pano com desinfetante (como cloro ou água sanitária) na porta de entrada. Lembrando que o solado do calçado deve ser bem limpo evitando o contato com a mão. Caso não seja possível, após o contato com o solado suas mãos devem ser higienizadas. Aliás as mãos devem ser higienizadas sempre que você entrar em casa, procurando não entrar em contato com nenhum outro objeto para não contaminá-lo. 

Motivos para fazer o Controle de Pragas Urbanas durante a pandemia

Existem muitos motivos pelos quais você de fazer o Controle de Pragas (dedetização), durante a pandemia, vamos citar aqui somente três. 

1 - Você não quer conviver com baratas, formigas e ratos. Principalmente agora que você está em casa quase o tempo todo e aumentou o número de pessoas dentro de casa por causa do isolamento, aumentou também o fluxo de lixo. As pragas vão tomar conta de sua casa se você não fizer um controle adequado. 

2 - Existe a possibilidade de você se contaminar com o COVID-19. Assim como para outras doenças ratos, baratas e formigas podem transportar os vírus da rua para dentro da sua casa. É necessário tomar todas as medidas possíveis para evitar a contaminação.

3 - Existem a possibilidade de você se contaminar com outras doenças causadas por estas pragas sendo necessário um suporte hospitalar. O suporte hospitalar neste momento deve ser evitado ao máximo. Tanto consultórios quanto hospitais de emergências, seja para diagnóstico seja para internação deverão ser suas últimas opções. Se você ficar doente terá que procurar um atendimento médico o que não é recomendado neste momento de pandemia. 

Não tenha medo de realizar o Controle de pragas urbanas durante a pandemia

A Sanitas desenvolveu um protocolo de operações padrão (POP) com medidas para realizar o controle de pragas urbanas em sua residência/local de trabalho que visa a sua segurança e a de nossos funcionários. Uma das medidas são a utilização de roupas especiais de proteção individual (EPI's) desenvolvidos para evitar contaminação. Entre eles estão uso de máscaras, sapatilhas e macacões especiais. Nós tomamos todos os cuidados para não transportar o COVID-19 para dentro da sua residência ou local de trabalho. 

Para saber mais sobre procedimento operacional padrão (POP) em tempos de pandemia acesse: https://www.sanitas.com.br/noticias/dedetizacao/protocolo-de-dedetizacao-sanitas-2020-contra-o-corona-virus-covid-19