Assim como outras pragas urbanas, roedores tem alta capacidade de proliferação. Se reproduzem com muita intensidade no verão. A seguir vamos falar um pouquinho da importância de realizar a desratização, apresentar as principais doenças transmitidas por roedores e dicas para controlar as infestações por roedores.
Qual é a importância de fazer a desratização?
Os roedores considerados pragas urbanas são os camundongos, ratos pretos e ratazanas. Todos são igualmente perigosos pois podem transmitir cerca de 40 doenças. Carregam em seu corpo, principalmente nas patas e pelos do abdômen grande quantidade de microganismos patogênicos. Além disso, podem danificar os equipamentos eletro-eletrônicos roendo fios e outras partes.
Principais doenças causadas por roedores
Leptospirose é uma doença causada bactérias do gênero Leptospira. É transmitida pelo contato direto com a urina dos ratos ou pelo contato indireto através de alimentos e objetos contaminados pela urina. Os sintomas mais comuns são a febre alta, dor muscular, desidratação, diarreia, náuseas e manchas vermelhas no corpo.
Escabiose conhecida pela população como sarna é causada por um parasita externo que se alimenta da queratina presente na pele de humanos e de animais mamíferos. A forma de contágio é o contato direto com o pelo dos ratos ou contato indireto com objetos ou animais contaminados ou infectados. Os sintomas são lesões na pele causadas pela coceira intensa.
Hantavirose é causada por vírus e transmitida por roedores. O indivíduo se contamina pelo ar, em contato direto com a poeira que se misturou com resto de fezes, urina ou saliva dos ratos contaminados. A transmissão não se dá de pessoa para pessoa. Nas fases inciais o indivíduo infectado apresenta febre alta, dor muscular, vômitos, náuseas, diarreia e forte dor de cabeça. A doença pode matar, em alguns casos ela é assintomática.
Peste bulbônica é uma doença bacteriana (Yersinia pestis) que transmitida por roedores. Teve seu auge na idade média na Europa, disseminando grande parte da população, em especial os mais pobres. Ainda hoje casos de peste bulbônica ou peste negra são registrados no mundo. Em 2018 a OMS classificou esta doença como uma infecção re-emergente. No Brasil o último caso registrado é de 2005. Os sintomas são apatia, febre alta, tremores, vertigens, dores de cabeça, intolerância à luz, tosse seca que nos últimos estágios ocorre acompanhada de sangue.
Dicas para manter a sua casa livre de roedores urbanos
Mantenha a casa limpa. Mantenha sua pia limpa. Restos de alimento encima da pia atraem os roedores, principalmente a noite que é horário que nós estamos dormindo e é o pico de atividade destes animais (eles saem a procura de alimentos, se reproduzem, etc).
Jogue fora o seu lixo todo dia. Evite que o seu lixo fique exposto. Se não for possível mantenha o seu lixo acumulado em galões com tampa. Não esqueça de lavar o galão com frequencia. O lixo acumulado no fundo e o chorume atraem ratos e outras pragas para sua casa.
Feche bem os alimentos, evite manter os alimentos em sacos abertos. Procure utilizar potes de vidro bem vedados para guardar os mesmos.
Vede as possíveis entradas como ralos, frestas de portas, buracos em paredes e muros. Roedores são muito flexíveis e ágeis se aproveitando de qualquer buraquinho para invadir sua casa.
Cuidado com a ração dos animais. Uma boa fonte de alimento para os ratos são as rações. Principalmente no período noturno, evite que a ração fique no pote do seu pet exposta. Não acredite em tudo que você houve. Cheiro de gato não espanta roedores.
Contrate uma empresa especializada em desratização. Ao menor sinal de roedores como fezes, alimentos roídos ou mordidos procure uma empresa especializada no controle de roedores. Ratos, camundongos e ratazanas se reproduzem muito rapidamente e fazem a colônia em locais não acessíveis as pessoas. Não utilize chumbinho, que é um produto proibido e tóxico para você e sua família. Ratos são bem espertos, se um rato morrer com o chumbinho os outros não vão comer daquele alimento. Para saber mais sobre controle de roedores acesse: https://www.sanitas.com.br/noticias/dedetizacao/controlar-roedores