23 May

O que é importante saber na hora de fazer a dedetização?

Neste artigo daremos algumas dicas importantes para você que é cliente e deseja dedetizar (desinsetizar, desratizar e descupinizar) de uma forma eficiente.  Nossas dicas vão desde a tarefa de manter sua casa limpa e organizada até a escolha da empresa. Pragas urbanas oferecem vários riscos à sua saúde assim como podem trazer prejuízos de ordem material, tais como, danos na parte estrutural da sua casa e perdas de aparelhos eletrônicos. Você verá que com medidas simples conseguiremos maximizar os resultados na sua dedetização.

A escolha da empresa de dedetização (desinsetização, desratização e descupinização)

A primeira providência a ser tomada é a escolha de empresa de desinsetização. Mas quais são os fatores que influenciam na sua escolha? Se for preço é capaz de você ter mais prejuízos com uma empresa que cobra mais barato. Você conhece aquele velho ditado popular: O barato sai caro. Você deve escolher uma empresa que tem um nome a zelar. Acima de tudo está a reputação da empresa. Procure um empresa que tenha tradição e utilize tecnologia de ponta. Existem atualmente uma grande quantidade de empresas que oferecem o serviço de dedetização e que não são habilitadas para fazer o serviço. Verifique se a empresa é certificada por órgãos ambientais. Quando ligar pergunte por exemplo se a empresa tem o número de cadastro do INEA, IBAMA e ANVISA. Se a empresa não tiver esse número ou se o atendente não souber informar desconfie. 

Prepare o ambiente para a dedetização

Organização do ambiente

Procure arrumar os ambientes que serão dedetizados. Remova as caixas de papelão, madeiras e demais materiais onde podem servir de local de abrigo para as pragas. 

Limpeza do ambiente

A limpeza é outro ponto fundamental. Faça uma limpeza geral antes da dedetização. Desta forma você removerá toda a sujeira facilitando a fixação do produto (no caso do gel para baratas e formigas) e o mesmo tempo retirando os restos de alimentos que servem para alimentação das pragas. Um ambiente limpo as baratas são atraídas diretamente para o gel, sendo muito mais eficaz de que no ambiente sujo. 

Existem alguns casos específicos onde a limpeza é fundamental para uma dedetização eficiente.

Caso seja realizada dedetização contra traças é necessário jogar todos os alimentos infestados fora, além de limpar bem os armários removendo ovos e larvas. 

Para pulgas e carrapatos é necessário tratar o animal primeiro e passar aspirador de pó por todo a casa. Desta forma evita-se que os ovos reinfestem o local  após a dedetização. 

Se preferir faça a limpeza após 48 hs a dedetização. Para algumas pragas, como as citadas acima, é necessário fazer a limpeza antes da dedetização.

Cuidado para não anular os efeitos da dedetização!

A limpeza deve ser realizada antes da dedetização ou 48 hs após a aplicação do produto. Desta forma você não corre o risco de "limpar" o produto, ou seja fazer a remoção do praguicida. 

Fique ligado para ter uma dedetização eficiente! 

Dedetização duas imagens: lado esquerdo pia e bancada cheia de louça, a direita mulher de costas com produtos de limpeza na mão e cozinha limpa.  lado cozinha limpa.
Dedetização: cozinha suja e desorganizada (à esquerda) ao lado cozinha limpa. 

Monitoramento e prevenção

Monitore e mantenha seu ambiente sempre limpo e organizado!

Existem dicas muito simples que podem trazer um resultado maravilhoso para sua casa ou trabalho.

  • Descarte seu lixo de maneira adequada. Se for possível jogue fora o lixo todos os dias. Caso não seja possível, armazene seu lixo dentro de lixeiras com tampas. Não esqueça de lavar periodicamente as lixeiras para não acumular resíduos nem chorume (água do lixo).
  • Não deixe louça suja na pia durante à noite, procure manter a bancada da pia livre de resíduos. 
  • Evite deixar ração de gatos e cachorros no chão durante à noite. 
  • Evite fazer lanches no quarto ou sala principalmente próximo do computador para não acumular resíduos no teclado. 
  • Realize a manutenção da casa. Esse é um ponto muito importante. Baratas, formigas e outras pragas costumam se abrigar em frestas, fissuras e rachaduras de paredes e pisos. Isso evita elas se escondam e proliferam em sua casa. 
  • Feche ou tampe os ralos durante os períodos em que não estiverem em uso. Isso evita que pragas tenham acesso à sua casa. 

Depois de quanto tempo devo dedetizar novamente. 

Os inseticidas contra formigas, baratas e outros insetos ficam ativos por cerca de 3 (três) meses. 

O ideal em residências é fazer a dedetização (desinsetização) 4 vezes por ano. Isso seria suficiente para manter as pragas longe de sua casa ou trabalho. Importante lembrar que condições de higiene e limpeza são indispensáveis para que as pragas não voltem a infestar o seu ambiente. 

A Lei 7.806/17 e a Resolução 52/2009 da ANVISA obriga as empresas, condomínios residenciais comerciais a fazer o controle de pragas mensalmente. Este controle inclui prevenção, monitoramento e aplicação de produtos quando necessário e deve ser realizado por empresa especializada.  

Para cupins o produto pode variar de acordo com o tipo de cupim, tipo de madeira e do local onde será aplicado. Esse período pode variar de 6 meses à 2 anos.  

Concluindo...

 Existem diversas empresas especializadas no mercado de controle de pragas e vetores urbanos. Devemos escolher bem este tipo de serviço para mantermos estes animais indesejados bem longe evitando assim as doenças e danos econômicos.  

Para saber mais sobre dedetização acesse: https://www.sanitas.com.br/servicos/dedetizacao