14 Oct

Doenças que podem ser causadas por baratas

Baratas são os insetos que nos causam muita repulsa. Carregam no seu corpo uma grande quantidade de microrganismos causadores de doenças. Algumas pessoas ficam apavoradas ao ver isso uma barata (catsaridafobia- medo de baratas). Agora imagine uma colônia inteira! Realmente muito assustador. 

Principais doenças causadas por baratas

Estas são animais noturnos que circulam livremente, principalmente durante a noite enquanto dormimos. O pico de atividade destes insetos são as noites quentes e úmidas. Elas vem dos encanamentos da pia, ralos, pelo esgoto enfim uma série de locais contaminados. Carregam em seu corpo, patas e asas uma grande quantidade de microrganismos patogênicos, ou seja, causadores de doenças, tais como vírus e bactérias. A seguir listamos algumas destas doenças que por vezes, você leitor, não faz ideia que as baratas poderiam ser transmissoras. 

Diarreia - principal forma de transmissão é a oral-fecal. A barata passa por vários locais contaminados e carrega em suas patas e abdomen as bactérias como a Shigella e a Salmonella (Salmonelose). Ao passar por alimentos, louças, talheres e outros utensílios domésticos acabam contaminando-os. Quando as pessoas consomem os alimentos e utiliza os objetos contaminados contrai a bactéria que provoca a diarreia (disenteria bacteriana). 

Dermatites - a principal forma de transmissão é pelo contato direto do inseto com a pele humana. Ao entrar em contato com nossa pele a barata passa uma substancia irritante provocando a alergia. Os sintomas são coceira, vermelidão e formação de bolhas na pele. 

Alergias - causadas pelo contato com a poeira que se misturou com os restos de baratas, como asas ou patas secas (em decomposição) ou dos ferormônios que ela deixa por onde ela passa. Essas partes tem substâncias que ao entrarem em contanto com nosso nossas vias respiratórias provocam os processos alérgicos. 

Asma - A asma é a alergia crônica que ataca principalmente as crianças. Segundo alguns médicos infectologistas a principal causa da asma não são grãos de poeira no ar, nem pelos de cachorros ou de gatos ou o pólen do ar externo. Acredite se quiser: o principal fator para os casos mais graves de asma seriam as baratas (Camelo-Nunes & Solé, 2006). 

Pneumonia - A principal forma de transmissão é pelas vias respiratória. A inalação de poeira com partes da barata seca (já em decomposição) e também de suas fezes podem transmitir os microrganismos  (vírus, bactérias e protozoários) causadores de pneumonia, que ficam suspensos no ar.

Entre os casos de transmissão de pneumonia por baratas podemos citar as baratas como possíveis causadores de espalhar a pneumonia asiática (matéria publicada na Revista Época) e de transmitir pneumonia rara causada por protozoário (SBT interior).

Baratas podem causar doenças psicológicas 

Quando você vê uma pessoa (pode ser mulher, homem ou criança) desesperado por causa de uma barata, pode ter certeza: não é frescura! Existe uma doença psicológica causada pelas baratas. A catsaridafobia é medo de destes insetos "inofensivos", mas que levam as pessoas às vezes a um estado de perturbação mental. Algumas pessoas choram, gritam, ficam paralisadas podendo chegar a ter um ataque de pânico. 

Mas porque algumas pessoas sentem esse medo excessivo?

Crianças tendem a desenvolver o medo de baratas. Na vida adulta esse medo tende a desaparecer. Contudo em alguns indivíduos essa fobia permanece. Uma das explicações seria algum trauma sofrido na infância. Algumas crianças podem ter sido castigadas, tendo sido trancadas em quartos escuros com esses insetos ou terem sido obrigadas a segurar ou foram colocadas diretamente em contato com este animal.

Conheço um caso de uma pessoa que quando era criança tinha muito medo de barata. O pai pegou a barata e colocou dentro da calça dele. Consequência  a criança cresceu e virou um adulto com catsaridafobia. O adulto não consegue nem matar uma barata tamanho é o pânico dele. 

Catsaridafobia é uma doença e precisa ser tratada como qualquer outra síndrome (medo de altura, de local fechado, de escuro). 

     

 

Sombra de barata no chão enfrente a uma porta e mulher na frente encolhida com medo de baratas.
Mulher apavorada com medo de baratas. Ilustração de Chern Ling.

Em muitas residências, especialmente nas cozinhas, são os locais onde as baratas encontram as condições favoráveis (4 A's - alimento, água, abrigo e acesso) para seu desenvolvimento e proliferação. São nos lugares escuros, quentes e úmidos como frestas de armários, rachaduras em pisos, portas e locais não acessíveis para nós, que as baratas fazem a festa! É necessário manter as baratas bem longe de nossas casas e locais de trabalho para evitarmos essas doenças. 

Referências

 Camelo-Nunes & Solé. 2006.http://www.scielo.br/pdf/jped/v82n5/v82n5a16.pdf

Revista Época. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR56722-6010,00.html

SBT interior. https://sbtinterior.com/noticia/pneumonia-rara-entenda-a-doenca-que-matou-funcionario-do-sbt-interior,2847251824715.html