14 Nov

Dicas para manter a sua casa livre das baratas

O verão se aproxima. No próximo mês (dezembro) entramos na época mais quente do ano. As baratas se reproduzem mais nesta época do ano. É nesse momento que temos que redobrar os cuidados com a casa para evitar as infestações. A seguir vamos dar algumas dicas de como manter a sua casa livres destes insetos que além de transmitir muitas doenças pode também gerar prejuízos de ordem material, estragando vários equipamentos eletrônicos.

Casa limpa é casa livre de baratas 

  • Mantenha a sua residência sempre limpa, em especial a cozinha e banheiros.  
  • Não deixe restos de comida e objetos engordurados.acumulados sobre a pia. 
  • Remova o lixo diariamente. Jogar o lixo fora somente nos dias que o lixeiro vier recolher o lixo. Isso evita que pessoas e animais revirem o seu lixo e deixem sua calçada suja. 
  • Se não for possível, você pode armazenar  seu  lixo em local adequado como galões com tampas. Mantenha os galões sempre limpos para que não junte chorume no fundo.
  • Descarte caixas de papelão e outros materiais, como pilhas de jornais e revistas, etc.
  • Evite que deixar a comida e água do seu animal de estimação no chão da cozinha ou área de serviço. Este pode ser um fonte de suprimento alimentar para baratas. 

Feche rachaduras de sua casa e mantenha os ralos tampados

  • Feche os ralos dos banheiros, cozinhas área de serviço. 
  • Mantenha as caixas de gordura e esgoto bem vedadas.

Mantenha sua dedetização (desinsetização contra baratas) em dia

Para que você não tenha problemas com estes insetos, mantenha a sua dedetização em dia. As empresas atualmente dão uma garantia de 3 meses. Por isso devemos realizar dedetização 4 vezes por ano. Desta forma você mantem a sua casa livre de baratas o ano inteiro!

Verifique tudo que entra na sua casa para evitar reinfestações

Verifique as sacolas de mercado e caixas de papelão que vem da rua. Nestas podem estar presentes ovos de baratas (ootecas) e filhotes de baratas (ninfas). O ciclo de vida das baratas é muito rápido logo as baratas ficam adultas e voltam a se multiplicar. 

 

Baratas, ovos (ootecas) e filhotes (ninfas).
Blatella germanica: Barata, ovos (ooteca) e filhotes (ninfas).