Vamos falar neste artigo a diferença entre dedetização e detetização. Além de falar da diferença vamos apresentar a origem da palavra dedetização e apresentar uma nomenclatura mais correta para a morte ou diminuição das populações de pragas e vetores urbanos.
De onde veio a palavra dedetização?
Dedetização é o ato de dedetizar ou seja aplicar o inseticida DDT (daí o nome DEDETIZAÇÃO).
Porque não de usa mais dedetização?
O DDT foi muito utilizado na década de 80 para exterminar as pragas urbanas. Hoje sabemos que o uso descontrolado deste produto causou a contaminação do meio ambiente, animais, vegetais e pessoas. A contaminação no ser humano pode ser causada por inalação ou ingerindo de água ou alimentos que tenham sido pulverizados com DDT e demais organoclorados. São graves os problemas de saúde que o DDT pode causar incluindo alterações no sistema nervoso central tais como desequilíbrio, alterações comportamentais problemas respiratórios. Em alguns casos à intoxicação pode levar o individuo ao coma ou até à morte. São diversos os tipos de câncer que tem sido associados ao uso do DDT.

Se não chamamos mais de dedetização qual é o nome correto?
Atualmente utilizamos a palavra desinsetização para o controle de insetos (baratas, formigas), desratização para o controle de ratos e descupinização para o controle de cupins.
O avanço de tecnologias no controle de Pragas urbanas (CIP)
Com o avanço de tecnologias o controle de pragas urbanas também foi se modernizando. Hoje em dia utilizamos o controle integrado de pragas (CIP). Este manejo visa uma maior eficiência na dedetização aliando medidas preventivas e corretivas. Este manejo usa produtos certificados pela ANVISA e o mínimo possível de praguicidas, sempre visando a preservação ambiental e a saúde e bem estar da população.
E a palavra detetização existe?
Não. A palavra não existe no dicionário. Isso foi um erro de grafia que passou geração após geração. O nome usual é dedetização.
Para não ficar dúvidas
O nome correto é dedetização por que a palavra detetização não existe. Atualmente não se usa mais a palavra detetização, que veio do uso de um praguicida muito utilizado até os anos 80, o DDT. Hoje fazemos o Controle Integrado de Pragas (CIP) visando sempre a saúde e o bem estar da população e a preservação ambiental.
Saiba mais sobre dedetização no link: https://www.sanitas.com.br/node/137