04 Oct

Baixas temperaturas: Percevejos de cama - Medidas preventivas

Neste artigo vamos falar um pouco sobre o Percevejo de Cama: o que é, como reconhecê-lo, do que ele se alimenta e porque eles aparecem em períodos frios. Além disso o que fazer em caso de infestação e quais as medidas preventivas que podemos adotar para evitar a sua proliferação.

Percevejo de cama: O que é? Como reconhecê-los?

São insetos bem pequenos 4-6 mm, de coloração marrom-avermelhada. Dependendo do seu estágio jovem (ninfa) ou adulto podem variar a cor desde branca a marrom escuro. Estes animais tem formato oval e são achatados. Não possuem asas, não voam nem pulam, movimenta-se  lentamente. São parasitas externos.

Percevejo de cama tem formato oval e cor marrom avermelhada.
Cimex lectularius: percevejo de cama, tem o corpo ovalado, chato e cor marrom-avermelhada.

Alimentação dos percevejo de cama?

Assim como qualquer parasita externo eles são hematófagos. Se  alimentam de sangue de pessoas e outros animais principalmente durante à noite, quando estão ativos.  São atraídos pelo calor e pelo dióxido de carbono exalados do corpo. Possuem um aparelho bucal especializado em sugar o sangue e ao mesmo tempo injetar sua saliva com efeito anticoagulante e anestésico. O que faz com que a pessoa não sinta a picada no momento da alimentação. Somente depois que o percevejo já retornou para seu ninho o pessoa sente a reação da picada. Esses insetos podem ficar dias sem se alimentar, inclusive entram em estado de dormência na falta de alimento.

Onde são encontrados percevejo de cama

Encontrados principalmente em colchões onde se escondem nas frestas entre as costuras ou em sofás, roupas de cama como edredons. Também podem fazer ninhos em outros locais como brechas de azulejos, paredes e pisos, sendo capazes de subir em paredes e tetos se atirando em pessoas ou animais quando sentem o seu calor . Podem ser facilmente carregados em malas, roupas, caixas, moveis. As infestações ocorrem tanto  em residências, hotéis, pousadas, escolas, navios de cruzeiros, trens, aviões, etc.

Porque os percevejos de cama aparecem em períodos frios? 

Percevejos de cama começam a aparecer no Brasil quando as temperaturas começam a baixar, ou seja, no inverno. Você sabe porque isso acontece? Eles gostam de viver em regiões de clima temperado onde as temperaturas são mais baixas. Durante o período do inverno esses insetos são trazidos em malas e se proliferam rapidamente pois encontram as condições ideais para sua reprodução infestando as residências e hotéis brasileiros.

O que pode acontecer se eu for picado?

No momento da picada não é sentido nada. Somente após a alimentação do inseto que surgem os prunidos que surgem como reação alérgica. 

 

Prunidos (manchas vermelhas) no colo de uma mulher causados pelo percevejo de cama.
Prunidos (manchas vermelhas) no colo de uma mulher causados pelo percevejo de cama. 

 

Medidas preventivas contra os percevejos de cama

A primeira medida contra qualquer praga é manter o ambiente limpo. Para percevejos de cama a limpeza deverá ser realizada com o aspirador de pó e  vaporizador com alta temperatura. Existem alguns repelentes que evitam a praga porém não matam o inseto. 

Para evitar o percevejo de cama e sua proliferação é indicado utilizar capa protetora de colchão. A capa protege o colchão para que o percevejo não se instale nas costuras e brechas da cama. Sendo assim mais fácil de remover caso surja algum inseto. 

Em dias solo bem quente coloque as roupas de cama, os travesseiros e o próprio colchão de possível expostos aos raios solares, desta forma você também evita fungos e ácaros.

O que fazer em caso de infestação? 

No caso de infestações será necessário chamar uma empresa especializada para realizar a dedetização em sua casa. É indicado que você jogue o colchão fora. É muito mais caro você tratar o colchão do que comprar outro.

Caso você opte por não se desfazer do colchão será necessário passar aspirador na cama, no colchão nas rachaduras e fissuras nas paredes. Importante lavar e secar as roupas de cama infestadas em altas temperaturas. Você também pode utilizar um aparelho vaporizador de alta temperatura no colchão, chão e nas paredes.

Para evitar novas infestações evite deitar na cama com a roupa vinda de outros lugares (ambientes externos) e não coloque malas de viagem em cima da cama. Estas podem transportar ovos, ninfas ou insetos adultos de locais infestados. 

Mais informações sobre percevejo de cama acessar o link: https://www.sanitas.com.br/pragas/insetos/percevejos-de-cama

Sites consultados

http://www.scielo.br/pdf/abd/v86n1/en_v86n1a28.pdf

https://www.dermatologyadvisor.com/home/decision-support-in-medicine/dermatology/bedbugs-arthropod-reaction/