12 Aug

Abelhas sem ferrão são inofensivas

Você já viu um exame de pequenos insetos pretos? Esses pequenos insetos voando são abelhas. Mas não se assuste! Essas pequenas abelhas pretas não tem ferrão e são inofensivas. Seu nome cientifico Nannotrigonna testaceicornis é muito difícil e estranho. São conhecidas como abelha iraí, jataí preta, mambuca ou mambuquinha. Nativas do Brasil não são agressivas, produzem um mel delicioso e ainda são extremamente importantes para a manutenção dos ecossistemas naturais, como a Mata Atlântica. 

Polinização e a manutenção da biodiversidade

A importância da polinização não se restringe a reprodução das plantas com flores. É um processo que tem grande relevância na produção de alimentos, manutenção e conservação das relações entre animais e plantas. Por exemplo quase todos os alimentos produzidos no campo dependem do processo de polinização.   

Colmeia de abelhas iraí. Ninho exposto ou quase exposto.
Colmeia de abelhas iraí. Tubo curto com ninho exposto ou semi-exposto. 

Abelhas sem ferrão e o risco de extinção 

Esses inofensivos insetos sem ferrão encontram-se em risco de extinção devido às ações antrópicas e de degradação ambiental no Brasil e no mundo. Essas ações interferem de maneira negativa nos ecossistemas, restringindo ou eliminando o habitat natural destes insetos. 

 

Educação ambiental e seu papel na conservação das abelhas sem ferrão 

É urgente que sejam adotadas medidas de sensibilização junto com as comunidades e população de forma geral  com o intuito de preservação das espécies ameaçadas. Esse trabalho é realizado através da Educação ambiental em diversas organizações principalmente em escolas. 

Esse trabalho deve mostrar que as abelhas sem ferrão são inofensivas e só trazem benefícios para nós, sejam por sua relevância econômica ou ecológica. Abelhas com ferrão (Apis mielifera) conhecidas como abelha comum, européia ou doméstica, apesar de ferroarem, são responsáveis por parte da produção mundial de frutas e grãos. Além disso são responsáveis por grande parte da biodiversidade mundial. Sem elas o planeta sofria um grande impacto que afetaria diretamente a existência do  ser humano. Segundo o maior físico da história da humanidade, Albert Einstein:

“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”                                                                                                                                 

Contudo é importante salientar que estudos e pesquisas científicas devem ser desenvolvidos na busca de um maior entendimento sobre a flora local e também usos, produção do mel e outros recursos que esses insetos podem gerar. 

Polinização abelha Iraí em flor branca.
Polinização de abelha iraí. 

 

Saiba mais sobre abelhas no nosso site: https://www.sanitas.com.br/pragas/tratamentos/abelhas-e-vespas

 

Referência: Silva, W. P.& Paz, J. R. L. 2012. Abelhas sem ferrão: muito mais do que uma importância econômica. Natureza on line 10 (3): 146-152.