26 Sep

Nova espécie de aranha pode comer carne humana: verdade ou fake news?

No dia 4 de setembro de 2019 foi publicado uma matéria no site Milenio que deu o que falar. No título da matéria era possível identificar a localidade onde a aranha foi descoberta "Argentina" e ainda as informações "aranha perigosa que come carne humana". Lendo a matéria existem ainda informações assustadoras como "Esta se caracteriza por se um exemplar venenoso". 

Ainda no mesmo dia o Grupo Marmor multimídia, publicou um artigo intitulado "Como película de terror, descubren araña que puede comer carne humana" cuja a tradução é "Como um filme de terror, descobrem aranha que pode comer carne humana". Há uma especulação na internet sobre os hábitos alimentares destes animais: Será que esta aranha pode realmente comer carne humana? Ela é venosa? São Verdades ou mais fake news? 

Aranha

A aranha caramelho é venenosa?

Sim essa aranha é venenosa. Segundo a página da Fiocruz toda aranha é venenosa. Porém nem todas tem a capacidade de intoxicar os seres humanos. Somente um pequeno número de aracnídeos causam reações que podem gerar danos à saúde das pessoas inclusive levando-as à morte se não tratadas com o soro antiloxoscélico. Este soro neutraliza as toxinas presentes na circulação sanguínea, porém são pouco eficazes para lesões na pele. 

Esse aracnídeo pode comer carne humana?

Essa aranha possui um mandíbula letal que é extremamente forte denotando a ele um caráter agressivo. Como suas quelíceras (pinças na parte posterior do corpo) são muito fortes, podem até arrancar ou rasgar a carne humana. Porém essas aranhas costumam se alimentar de animais proporcionais ao seu tamanho que é de apenas 2 à 4 cm! 

Não há motivo para pânico

Essas aranhas não tem um sua dieta a carne humana, somente atacam serem humanos quando se sentem ameaçadas. Além disso sua picada não é capaz de nos intoxicar. 

De acordo com especialistas, essas aranhas não se tornarão pragas urbanas, pois é difícil que cheguem, às grandes cidades. Os brasileiros podem ficar tranquilos pois estas aranhas só foram encontradas até o momento em terras Argentinas!

Referencias

 https://www.milenio.com/virales/fauna/argentina-descubren-peligrosa-arana-come-carne-humana

https://grupomarmor.com.mx/como-pelicula-de-terror-descubren-arana-que-puede-come-carne-humana/

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/araneideos.htm