Todas as aranhas são consideradas venenosas. Como são predadoras tem a capacidade de imobilizar suas presas que são desde pequenos insetos como moscas, mosquitos, grilos, gafanhotos, baratas até filhotes de camundongos e pássaros inteiros. Porém somente algumas são capazes de intoxicar o homem a ponto de matá-lo ou causar danos irreversíveis . Neste artigo traremos as aranhas que causam maiores problemas por viverem no interior e pelos arredores das casas das pessoas. São elas: aranha-marron (Loxosceles sp.), aranha-armadeira (Phoneutria sp.) e a viúva-negra (Latrodectus sp.). Outras como a Aranhas-caranguejeiras (Grammostola sp.) e a tarântula (Lycosa sp.) podem criar pânico na população devido ao seu aspecto, mas seu veneno não é capaz de intoxicar o homem.
Em matéria publicada nesta última sexta-feira (02/08/2019) uma aranha gigante causou pânico em uma mulher depois dela ter chegado de um dia cansativo de trabalho. Mas nós brasileiros não precisamos nos assustar e nem preocupar. Esta espécie de aranha não ocorre no Brasil!!! Graças a Deus estes bichos gigantes e perigosos só ocorrem na Austrália! Veja a matéria na íntegra em: https://www.otempo.com.br/interessa/bizarrices/aranha-gigantesca-invade-casa-e-deixa-australiana-em-panico-1.2217337

Onde as aranhas podem se esconder e fazer os ninhos?
É comum encontrarmos aranhas fazendo os seus ninhos no interior de nossas residências. Constroem suas teias muito rapidamente. Do dia para noite olhamos e lá está a teia no canto da parede próxima do teto...
Podem também fazer suas teias e se esconderem atrás de quadros, dentro de caixas de papelão, atrás de móveis, frestas de armários embutidos, forros de casa, etc. Algumas espécies podem entrar dentro de sapatos ou se esconder em roupas.
Do lado de fora de casa estes aracnídeos podem ocorrem junto à materiais de construção, pilhas de madeiras, fendas de barrancos, sob cascas de árvores, jardins, no meio de tijolos e entulhos, etc.
Como reconhecer aranhas?
As aranhas são artrópodes que estão incluídos na Classe Arachnida. Diferenciam-se dos outros insetos por apresentar oito patas, não possuem antenas e possem quelíceras que injetam veneno. Tem o corpo dividido em duas partes, cefalotórax e o abdomen que estão unidos por uma pequena estrutura cilíndrica chamada pedicelo. A seguir as características das aranhas mais venenosas que ocorrem no Brasil.
Aranha-marrom (Loxosceles sp.)
A aranha marrom é uma aranha pequena com cerca de 3 cm, tem coloração marrom esverdeada. Muitas especies de aranhas cujo o veneno é de baixa toxicidade (ou seja, não são capazes de matar o homem) podem ser confundidas com a aranha marrom. Somente o olhar minucioso de um especialista é capaz de identificar se é venenosa ou não. Por tanto na dúvida evite o contato com qualquer aranha marrom de 3 cm que você encontrar em sua casa.
No Brasil existem 18 espécies de aranha-marrom. Estes animais produzem pouco veneno, apenas 30 mg, sendo seu veneno o mais perigoso dentre as espécies brasileiras. Essa é a espécie com maior número de casos de acidentes no Brasil. Sua picada pode causar necrose no local sendo necessário acompanhamento médico e aplicação de soro.

Viúvas-negras (Latrodectus sp.)
Aranhas conhecidas como viúvas-negras (Latrodectus sp.) também são bem pequenas (3 cm comprimento) e tem como características o abdômen globoso, preto com detalhe de cor avermelhado ou marrom-acinzentado com desenhos alaranjados na região inferior. Ocorrem tanto nas áreas externas quanto áreas internas das casas.
Apesar de ser uma espécie bastante venenosa, o veneno das que ocorrem no Brasil é muito menos perigoso do que das espécies europeias. São registrados poucos casos considerados graves nos quais estão associados à sensibilidade da pessoa que recebeu a picada. O veneno desta espécie tem ação neurotóxica, sua picada pode produzir dores musculares muito fortes, suor e tremores.

Aranha-armadeira (Phoneutria sp.)
Ao contrário da aranha-marrom, e da viúva negra que atacam comente quando se sentem ameaçadas, a aranha armadeira é agressiva. Essa aranha possui corpo de 4-5 cm de comprimento, considerando suas pernas podem chegar à 15 cm. Possuem o corpo com coloração marrom-acinzentado tem aspecto peludo. Nas pernas existem pequenas faixas na cor branca. Seu veneno é dos mais perigosos. A picada apesar de produzir dor imediata no ponto atingido, não evolui para lesão local. A pessoa picada deve ser levada imediatamente ao hospital e receber o soro.
Esta aranha é mais comumente encontrada em ambientes externos. Os acidentes ocorrem em ambiente rural quando o agricultor vai colher cachos de banana (por causa disso também pode ser chamada de aranha bananeira) . Os acidentes com pessoas dentro de casas ocorrem porque essas aranhas também se escondem em sapatos, roupas e atrás de cortinas.

Tarântula (Lycosa sp.)
A tarântula (Lycosa sp.) é comumente confundida com a aranha armadeira, contudo são menores e não tem as faixas brancas nas patas. Por ser encontrada em jardins e quintais também é conhecida como aranha de jardim. Não é agressiva, seu veneno não é tóxico para humanos e em caso de acidente não é necessário a administração de soro. Sua picada tem ação local, necrosante e com ardência.
Tarântula - aranha de jardim
A espécie Lycosa erythrognatha é pequena com cerca de 5 cm pode ser reconhecida por sua coloração acinzentada, com desenho negro em seu abdômen e pelos avermelhados perto das quelíceras.

Tarântula negra
Outras espécies comumente chamadas de tarântulas podem possuir maior tamanho, quantidade de pelos e coloração preta, marrom ou rosada.

Tarântula - aranha golias
A tarântula conhecida como aranha golias (Theraphosa blondi) é a maior espécie de aracnídeo em peso corporal do mundo, podendo alcançar 30 cm comprimento. É nativa do Brasil na região amazônica. Ela é capaz de devorar um pássaro inteiro. Sua alimentação é bastante variada e inclui insetos, sapos, lagartos, cobras, roedores até morcegos! Apesar do seu tamanho e causar medo em qualquer pessoa o seu veneno não leva o seres humanos à morte. No homem sua picada causa náuseas, transpiração excessiva e dor local, pois suas quelíceras são enormes com aproximadamente 3 cm de comprimento. Além do veneno esta aranha possui pelos urticantes que podem causar irritação na pele e nas vias respiratórias.

Aranhas-caranguejeiras (Grammostola sp.)
Aranhas-caranguejeiras causam grande pânico entre as pessoas por causa do seu tamanho. São maiores que as demais aranhas podendo chegar aos 26 cm de comprimento. Tem coloração preta, marrom, acinzentada ou rósea. Seu corpo é coberto de pelos urticantes utilizados na sua defesa. Além destes cerdas são encontradas em seu corpo e pernas com função sensorial. O que dá um aspecto peludo a estes animais.
Apesar de ser uma aranha muito temida seu veneno não causa morte das pessoas nem é preciso tomar soro. Sua picada é dolorosa, mas não causa lesão local. Os pelos das caranguejeiras podem causar no homem irritação na pele ocasionando sensação de queimadura. Nas vias respiratórias e olhos causam coceiras.
Como não são agressivas grande parte das espécies são comercializadas sendo indicadas para criadores principiantes. Em alguns países podem ser criadas como animais domésticos.

Saiba mais sobre aranhas em nosso site acessando: https://www.sanitas.com.br/pragas/insetos-rasteiros/aranhas
Sites consultados
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/araneideos.htm