03 Apr

Amônia Quaternária de 5ª geração sua melhor opção em higienização de ambientes

Compostos de amônia quaternária (CAQs) são a melhor opção em desinfecção de ambientes. São altamente eficientes contra micro-organismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos, causadores de doenças. 

Para que são usados e onde são usados

São bastante utilizados na indústria farmacêutica e na alimentícia, bem como em diversos locais que necessitam estar livres de micróbios. Utilizados em quase todos os tipos de superfícies desde metálicas, vidros, madeiras, desinfectando escadas, maçanetas, corrimãos, pisos, tetos, paredes, tetos, mesas, teclados, interruptores de luz, controles remotos, etc.  

Características da amônia quaternária (CAQs)

São inodoros (não tem cheiro), não mancham as superfícies, não são corrosivos e apresentam baixa toxicidade para seres humanos e animais domésticos. Atingem eficácia maior em temperaturas mais altas e Ph alcalino, mas funcionam em uma ampla faixa de temperatura e Ph. 

Cuidados com a amônia quaternária

O produto deve ser aplicado observando expressamente as recomendações do fabricante, principalmente em relação à dosagem adequada. 

A amônia quaternária deve ser aplicada utilizando pulverizadores ou atomizadores. 

Deve ser aplicado por um profissional qualificado e capacitado que deve fazer uso dos EPIs necessários como macacão, máscara e botas apropriadas para este tipo de aplicação. 

Orientações ao cliente

  • Para eficácia da Sanitização orientamos nossos clientes a realizar uma limpeza prévia no local. 
  • O uso de luvas não substitui a correta higienização das mãos.
  • Fazer a higienização das mãos com água e sabão como recomendado pelas autoridades competentes.
  • Fazer uso de álcool gel 70% somente em casos que não seja possível lavar as mãos com água e sabão. 
  • Se optar pela higienização com álcool líquido  verificar a concentração do produto, álcool  com menos de 70% não matam os vírus.

Sanitizar o ambiente uma única vez não quer dizer que você estará livre dos vírus, bactérias e fungos. É necessário para que não haja mais contaminação, que ao entrarem e saírem do local, pessoas e objetos devam estar higienizados. Para isto seguir as recomendações do Ministério da Saúde. 

 

Para saber mais sobre a importância de fazer Sanitização contra o COVID-19 acesse: https://www.sanitas.com.br/noticias/artigos/porque-e-importante-fazer-sanitizacao-de-ambientes-contra-o-corona-virus-covid-19