A escola é um ambiente de convivência de alunos e professores e deve manter condições de higiene adequadas, seja ela pública ou particular. No entanto por mais que a escola mantenha seu interior limpo, vivemos em um ambiente urbano sujo como bueiros e redes de esgoto entupidos, terrenos abandonados cheios de lixo, que acabam criando condições favoráveis à proliferação de pragas. 

Ambientes escolares sujeitos à infestação

Cada ambiente escolar seja ele a sala de aula, depósito de materiais, refeitório, banheiros, jardins ou hortas exigem uma serie de cuidados especiais para que se evitem as infestações.  Elencamos aqui alguns destes locais: 

Salas de aula devem ser limpas, higienizadas, bastante claras e bem arejadas. Principalmente se o alunado for de crianças pequenas que estão sujeitas a alergias e problemas respiratórios.  Salas de aula bem arejadas evitam a proliferação de fungos, mofos e umidade que podem ser fatores de aumento populacional de pragas urbanas.

Refeitório ou cozinha da escola deve ser um ambiente limpo e deve estar livre de contaminações que possam oferecer riscos à saúde de crianças, adolescentes e profissionais da educação. Os alimentos devem ser guardados em armários ou prateleiras, preferencialmente embalados.   

Depósito de materiais a escola é um ambiente de muita criatividade para crianças e adolescentes, por isso mantém estoque de uma variedade de papéis e outros materiais podem aumentar os riscos de proliferação de pragas urbanas. 

Banheiros devem ser sempre higienizados, procurando manter vasos sanitários tampados e os ralos fechados para que insetos e pequenos animais nocivos não tenham acesso à água e também para evitar a saída destes do esgoto. 

Jardins e hortas são ambientes propícios a proliferação de insetos. É recomendado manter estes ambientes sempre limpos e vistoriados. Restos de vegetais e folhas ao mesmo tempo que servem de adubo, promovem lugares para insetos se esconderem.   Deve ser feita a manutenção dos jardins da escola de forma a evitar a proliferação de insetos principalmente mosquitos.

Além dos muros da escola...

O lado de fora também deve ser bem cuidado. Deve-se fazer o correto armazenamento e disposição adequada do lixo. Evitando o acúmulo dos resíduos sólidos, amarrando bem os sacos de lixo, usar lixeiras com tampa e mate-las higienizadas para não acumular chorume. 

Melhor momento de fazer o controle preventivo

Visando não atrapalhar a rotina da escola, a melhor época de fazer o controle de pragas é no período das férias, quando a movimentação na escola é menor. Principalmente se o problema estiver na proliferação de insetos como lacraias, aranhas, traça de livros. 

Monitoramento das pragas deve ser constante e deve ser feito o controle preventivo para que não haja eventuais problemas de proliferação de insetos. 

Cuidados na contratação de uma empresa especializada

Todas as medidas descritas acima são preventivas, mas se for detectada a presença de alguma praga medidas corretivas devem ser adotadas. 

Na hora da contratação da empresa especializada alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo verificar se a mesma tem registro na Vigilância Sanitária (ANVISA). 

A empresa escolhida deverá realizar a vistoria no local, a partir desta verificará o método mais apropriado, com produtos de baixa ação toxicológica e alta eficácia contra os insetos.

Tomar cuidado com empresas que utilizam produtos clandestinos ou de uso agrícolas proibidos em áreas urbanas.

Os prazos de garantia também devem ser observados, muitas empresas oferecem prazos estendidos que não podem cumprir.